quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Uma outra vida

Como se tornou meu hábito dizer: fui veterinária numa outra vida! =)
Como foi uma profissão da qual me orgulho, pela qual sempre lutei, acreditei e quis seguir desde tenra idade e sem qualquer tipo de dúvidas, não podia deixar passar em branco esta minha experiência que tantas saudades deixou e continua a deixar. Sinto que estes anos de pausa me fazem crescer em nostalgia e me fazem sentir que estou a perder como que o fio à meada. Mas, o meu espírito não desistiu. Desde o primeiro momento em que decidi seguir o ramo de veterinária de província, mais dedicado aos grandes ruminantes (vacas), nunca mais consegui abafar este meu espírito de campo por baixo de uma experiência exclusivamente citadina até aos meus 20 anitos. Comecei por me empregar numa vacaria nos arredores de Lisboa e o resto do "trilho" não foi difícil de seguir.
Tenho saudades do cheiro a silagem, feno acabado de colher, das próprias vacas e vitelinhos de leite. Tenho saudades de contemplar os primeiros raios solares a despontarem no horizonte e de arregaçar as mangas (literalmente) para o trabalho. De me deitar no chão para fazer partos, de enfiar a mão, antebraço e braço até ao ombro (e mais coubesse) no canal do parto, para alinhar uns ombros ou focinho mal colocados. Ou então, conseguir palpar um pequeno corpo lúteo num ovário indicativo de uma inseminação artificial mais frutífera, ou mesmo uma ligeira dilatação de um dos cornos uterinos indicativo de uma gravidez de 40 dias (com tempo de gestação de 9 meses). O cheiro a terra molhada, os mugidos como ruído de fundo, o arranhar dos sapatos num chão de gravilha, enfim, acho que podia estar aqui a descrever mil e uma coisas das quais sinto saudades e das quais também ainda não desisti.
Como continuação de algumas crónicas que fui escrevendo ainda como vet, porque não havia um dia igual ao outro, vou tentar através deste blog partilhar com vocês algumas das minhas vivências mais caricatas e, ao mesmo tempo, tentar dar um rumo a esta nostalgia e à minha crescente vontade de escrita. Aqui ficam então alguns dos testemunhos desta minha outra vida.

Sem comentários: